Orientações ao Paciente

Confira aqui as principais orientações ao paciente, relacionadas a horários, acompanhantes, visitas, entre outras:

Unidades de Internação

O hospital conta com 627 leitos de internação assim distribuídos:

 

• 450 leitos clínicos e cirúrgicos

• 80 leitos em Saúde Mental

• 40 leitos em UTI.

• 50 leitos prisionais.

• 30 leitos pediátricos.

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Rotina de refeições

A sua dieta faz parte do tratamento e contribui para a sua recuperação. Assim sendo, a alimentação do paciente é da responsabilidade do Serviço de Nutrição e Dietética da Instituição.

Salientamos aos pacientes e acompanhantes que:

  • Não é permitido trazer alimentos de fora do hospital.
  • Durante o dia, as refeições são servidas nos seguintes horários:

Café da Manhã:  8h30

Almoço:  11h30

Lanche da Tarde:  14h30

Jantar:  17h30

Ceia:  20h30

  • Os acompanhantes também poderão receber as refeições, junto ao leito, de acordo com a triagem realizada pelo Serviço Social do Hospital e deverão estar presentes nos horários determinados.
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Regras sobre visitas

Conforme orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, o AHVN estabelece medidas e ações para o enfrentamento da pandemia pelo Coronavírus (COVID-19).

 

Fique atento aos horários de visita:

 

Unidade de Internação
Manhã: 11h às 12h
Tarde: 15h às 16h
Noite: 19:15h às 20:15h

 

Unidade de Tratamento Intensivo (UTI)
Visitas UTI - 1:
Manhã: 11:30h às 12h (Falar com o Médico)
Tarde: 15:30h às 16h
Noite: 20:30 às 21h

 

Visitas UTI - 2:
Manhã: 11:30h às 12h
Tarde: 15:30h às 16h (Falar com o Médico)
Noite: 20:30h às 21h

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Horários da Emergência

Manhã: 11h às 11h30min
As visitas ocorrem somente pela manhã.

Horário de troca de acompanhante - É permitida uma troca de acompanhante por turno.

 

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Internações

Para realizar a internação, o paciente deve ter em mãos os seguintes documentos:

 

  • Cartão SUS do paciente;
  • CPF e RG do paciente e responsável;
  • Telefone de contato de familiares / responsável;
  • Endereço completo do paciente ou responsável.

 

Importante: Caso não seja possível a presença de um responsável no momento da internação, é de extrema importância que ele compareça o mais breve possível no Setor de Internação do hospital para atualizar o cadastro do paciente e demais informações.

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Orientações Gerais

Informações sobre o estado de saúde do paciente:

 

Não são fornecidas informações sobre o paciente por telefone. As informações são passadas somente pelo médico assistente de maneira presencial.

 

Informações sobre a internação de adolescentes e idosos:

 

Pacientes menores de 18 anos exigem a presença de um responsável maior de idade e devidamente documentado. Já nos casos de internação de idosos, o Estatuto do ldoso assegura o direito a um acompanhante e fica a critério da equipe médica conceder essa autorização ou, no caso de impossibilidade, justificá-la por escrito.

 

Orientações sobre itens de valor de acompanhantes e pacientes:

 

O AHVN solicita aos acompanhantes que evitem manter objetos de valor (como dinheiro e jóias) junto ao leito. O hospital não se responsabiliza por este tipo de pertences. No caso de estar sem acompanhante ou responsável, o paciente deverá informar ao enfermeiro responsável da unidade sobre seus pertences de valor.

 

Informação sobre o acesso de menores de 12 anos no Hospital:

 

Por orientação do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, não é permitido o acesso de menores de 12 anos na instituição. Entretanto, em caso de situações especiais, a enfermeira responsável da unidade deve ser consultada.

 

Visitas e acompanhamento ao paciente:

 

Para visitar ou acompanhar um paciente, é necessário dirigir-se ao Setor de Segurança, na portaria de visitas do hospital.

 

Alta hospitalar:

 

No momento em que o paciente recebe a alta de seu Médico Assistente, o responsável recebe uma ligação telefônica do Serviço Social do Hospital, comunicando a notícia e que podem vir buscá-lo. Após a liberação do leito, o paciente e o responsável recebem receitas, nota de alta e exames realizados.

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Recomendações importantes

  • Lave as mãos ou use álcool gel antes e após o contato com qualquer paciente;
  • Não entre em contato físico com outros pacientes e seus pertences;
  • Restrinja o número de visitas ao paciente;
  • Não faça visitas hospitalares quando estiver com qualquer infecção (gripe, dor de garganta, doença respiratória aguda, doenças de pele, entre outras);
  • Não é permitido trazer alimentos e bebidas para o hospital;
  • Não sente e nem deite no leito do paciente;
  • Observe o descarte correto do seu lixo, conforme orientação nas lixeiras.
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Direitos do Paciente

  • Ter seus valores pessoais respeitados por todos os profissionais do Hospital, através de profunda dedicação aos aspectos de sua individualidade;
  • Ser identificado e tratado exclusivamente por seu nome;
  • Ter respeitada a sua privacidade, individualidade e integridade física, em todas as etapas de seu tratamento;
  • Ter o direito à confidencialidade de suas informações clínicas, com garantia do sigilo ético de todos os profissionais do Hospital;
  • Receber informações de forma clara, objetiva, e compreensíveis, sobre sua doença;
  • Receber informações objetivas sobre os riscos de não realizar o tratamento, os riscos envolvidos e os efeitos inconvenientes do tratamento, sobre os benefícios previstos;
  • Ter o seu prontuário elaborado de forma legível, sigilosa e organizada, conforme a legislação vigente;
  • Ter acesso à cópia do prontuário, quando solicitado pelo próprio ou pelo seu representante legal, conforme legislação vigente;
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