Orientações ao Paciente
Confira aqui as principais orientações ao paciente, relacionadas a horários, acompanhantes, visitas, entre outras:

Unidades de Internação
O hospital conta com 627 leitos de internação assim distribuídos:
• 450 leitos clínicos e cirúrgicos
• 80 leitos em Saúde Mental
• 40 leitos em UTI.
• 50 leitos prisionais.
• 30 leitos pediátricos.

Rotina de refeições
A sua dieta faz parte do tratamento e contribui para a sua recuperação. Assim sendo, a alimentação do paciente é da responsabilidade do Serviço de Nutrição e Dietética da Instituição.
Salientamos aos pacientes e acompanhantes que:
- Não é permitido trazer alimentos de fora do hospital.
- Durante o dia, as refeições são servidas nos seguintes horários:
Café da Manhã: 8h30
Almoço: 11h30
Lanche da Tarde: 14h30
Jantar: 17h30
Ceia: 20h30
- Os acompanhantes também poderão receber as refeições, junto ao leito, de acordo com a triagem realizada pelo Serviço Social do Hospital e deverão estar presentes nos horários determinados.

Regras sobre visitas
Conforme orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, o AHVN estabelece medidas e ações para o enfrentamento da pandemia pelo Coronavírus (COVID-19).
Fique atento aos horários de visita:
Unidade de Internação
Manhã: 11h às 12h
Tarde: 15h às 16h
Noite: 19:15h às 20:15h
Unidade de Tratamento Intensivo (UTI)
Visitas UTI - 1:
Manhã: 11:30h às 12h (Falar com o Médico)
Tarde: 15:30h às 16h
Noite: 20:30 às 21h
Visitas UTI - 2:
Manhã: 11:30h às 12h
Tarde: 15:30h às 16h (Falar com o Médico)
Noite: 20:30h às 21h

Horários da Emergência
Manhã: 11h às 11h30min
As visitas ocorrem somente pela manhã.
Horário de troca de acompanhante - É permitida uma troca de acompanhante por turno.

Internações
Para realizar a internação, o paciente deve ter em mãos os seguintes documentos:
- Cartão SUS do paciente;
- CPF e RG do paciente e responsável;
- Telefone de contato de familiares / responsável;
- Endereço completo do paciente ou responsável.
Importante: Caso não seja possível a presença de um responsável no momento da internação, é de extrema importância que ele compareça o mais breve possível no Setor de Internação do hospital para atualizar o cadastro do paciente e demais informações.

Orientações Gerais
Informações sobre o estado de saúde do paciente:
Não são fornecidas informações sobre o paciente por telefone. As informações são passadas somente pelo médico assistente de maneira presencial.
Informações sobre a internação de adolescentes e idosos:
Pacientes menores de 18 anos exigem a presença de um responsável maior de idade e devidamente documentado. Já nos casos de internação de idosos, o Estatuto do ldoso assegura o direito a um acompanhante e fica a critério da equipe médica conceder essa autorização ou, no caso de impossibilidade, justificá-la por escrito.
Orientações sobre itens de valor de acompanhantes e pacientes:
O AHVN solicita aos acompanhantes que evitem manter objetos de valor (como dinheiro e jóias) junto ao leito. O hospital não se responsabiliza por este tipo de pertences. No caso de estar sem acompanhante ou responsável, o paciente deverá informar ao enfermeiro responsável da unidade sobre seus pertences de valor.
Informação sobre o acesso de menores de 12 anos no Hospital:
Por orientação do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, não é permitido o acesso de menores de 12 anos na instituição. Entretanto, em caso de situações especiais, a enfermeira responsável da unidade deve ser consultada.
Visitas e acompanhamento ao paciente:
Para visitar ou acompanhar um paciente, é necessário dirigir-se ao Setor de Segurança, na portaria de visitas do hospital.
Alta hospitalar:
No momento em que o paciente recebe a alta de seu Médico Assistente, o responsável recebe uma ligação telefônica do Serviço Social do Hospital, comunicando a notícia e que podem vir buscá-lo. Após a liberação do leito, o paciente e o responsável recebem receitas, nota de alta e exames realizados.

Recomendações importantes
- Lave as mãos ou use álcool gel antes e após o contato com qualquer paciente;
- Não entre em contato físico com outros pacientes e seus pertences;
- Restrinja o número de visitas ao paciente;
- Não faça visitas hospitalares quando estiver com qualquer infecção (gripe, dor de garganta, doença respiratória aguda, doenças de pele, entre outras);
- Não é permitido trazer alimentos e bebidas para o hospital;
- Não sente e nem deite no leito do paciente;
- Observe o descarte correto do seu lixo, conforme orientação nas lixeiras.

Direitos do Paciente
- Ter seus valores pessoais respeitados por todos os profissionais do Hospital, através de profunda dedicação aos aspectos de sua individualidade;
- Ser identificado e tratado exclusivamente por seu nome;
- Ter respeitada a sua privacidade, individualidade e integridade física, em todas as etapas de seu tratamento;
- Ter o direito à confidencialidade de suas informações clínicas, com garantia do sigilo ético de todos os profissionais do Hospital;
- Receber informações de forma clara, objetiva, e compreensíveis, sobre sua doença;
- Receber informações objetivas sobre os riscos de não realizar o tratamento, os riscos envolvidos e os efeitos inconvenientes do tratamento, sobre os benefícios previstos;
- Ter o seu prontuário elaborado de forma legível, sigilosa e organizada, conforme a legislação vigente;
- Ter acesso à cópia do prontuário, quando solicitado pelo próprio ou pelo seu representante legal, conforme legislação vigente;