Serviços
A Associação Hospitalar Vila Nova oferece diversos serviços aos pacientes e comunidade de Porto Alegre, reforçando seu comprometimento com o cuidado integral, promoção da saúde e melhoria constante da qualidade de vida. Confira abaixo a lista completa:

Emergência / Pronto Atendimento
O Serviço de Emergência do Hospital Vila realiza atendimentos para adultos, 24 horas por dia, 7 dias por semana, dando prioridade para casos de alto risco e também atendendo casos de média e baixa complexidade. A ordem de chegada não modifica o tempo de espera. O tempo varia muito conforme a demanda e gravidade dos pacientes.
Todas as rotinas e procedimentos realizados dentro do Serviço de Emergência seguem as mais rígidas normas internacionais de segurança.
Como é o atendimento
Logo ao chegar, o paciente passa por uma rápida avaliação da enfermagem (triagem).
Com a medição dos sinais vitais e um questionário, a equipe de enfermagem avalia a gravidade do caso e define a prioridade de atendimento, assegurando que os pacientes em situação mais grave recebam atendimento imediato.
Classificação
Vermelho - Emergência
Paciente necessita de atendimento imediato
(risco de morte)
Laranja - Muito urgente
Paciente necessita de atendimento praticamente imediato
Amarelo - Urgente
Paciente necessita de atendimento rápido, mas pode aguardar.
Verde - Pouco urgente
Paciente pode aguardar atendimento. Baixo risco de agravo imediato à saúde.
Azul - Não urgente
Paciente pode aguardar atendimento. Pode ser atendido em consultório, mediante agendamento. Sem risco imediato à saúde.
Horário de visitas
Manhã: 11h às 11h30min
As visitas ocorrem somente pela manhã.
Não possuímos algumas especialidades na emergência como ginecologia/obstetrícia, traumato/ortopedia, oftalmologia e urologia.

Bloco Cirúrgico
O Bloco Cirúrgico sedia a realização de procedimentos de média e alta complexidade. Possui salas de cirurgia multifuncionais com equipamentos modernos.
O setor destaca-se pela qualidade do seu corpo técnico, dos equipamentos e materiais
disponíveis para a realização dos procedimentos.
O serviço está à disposição de todo o público.
O bloco cirúrgico disponibiliza:
• Sala de Triagem e preparo pré-operatório.
• Salas cirúrgicas totalmente equipadas.
• Equipe capacitada para atender as diversas especialidades.
• Sala de recuperação com leitos, todos equipados para uma recuperação segura, com acompanhamento de profissional.
• Realização de cirurgias em caráter de urgência.
Foco nas melhorias e o novo complexo
Com o objetivo de oferecer um atendimento ainda melhor e mais eficiente, temos um projeto estabelecido de um novo Centro Cirúrgico para 2025/26. Essa expansão é mais um marco importante para o Hospital Vila Nova, que irá permitir melhorar ainda mais o nosso serviço.
• Novo Centro Cirúrgico Hospital Vila Nova
• Aproximadamente 5.000m2;
• 8 salas cirúrgicas;
• Unidade cirúrgica com 50 leitos cirúrgicos;
• Sala de Recuperação com 20 leitos, sendo 10 leitos de UTI cirúrgica;
• Central de Materiais e Esterelização;
• Novo acesso do Hospital.

Serviço de Ambulâncias 24 horas
A AHVN disponibiliza um serviço de ambulâncias operando 24 horas por dia, dedicado a realizar o transporte eficiente de pacientes das UPAS e hospitais. É importante ressaltar que a finalidade primordial dessas ambulâncias é buscar os pacientes nessas instituições de saúde, assegurando uma resposta ágil e especializada no momento em que mais se precisa.
Destacamos que o propósito das ambulâncias não se destina a levar os pacientes para casa, mas sim a fornecer uma solução de transporte segura e eficaz entre as unidades de saúde.
Com equipes treinadas e veículos equipados, nosso serviço de ambulâncias está preparado para atender prontamente às demandas, contribuindo para uma rede de saúde mais integrada e eficaz.

Agência Transfusional
A Agência Transfusional é responsável pela gestão de todos os hemocomponentes utilizados no hospital, incluindo a solicitação, armazenamento e controle de estoque. Suas atividades também abrangem a realização de testes pré-transfusionais, a execução das transfusões e a supervisão destas a cada 30 minutos.
Além disso, a Agência Transfusional é encarregada da instalação e monitoramento das transfusões, seguindo rigorosamente os padrões de qualidade e normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e
ANVISA.
No Hospital Vila Nova, qualquer procedimento que necessite de sangue é atendido pela Agência Transfusional, que mantém um estoque dos principais hemocomponentes, como Concentrado de Hemácias, Plasma Fresco Congelado e Crioprecipitado.
As solicitações de hemocomponentes devem ser feitas através do SIGH e do ramal 321, incluindo todos os dados necessários: tipos de hemocomponentes, hematócrito, hemoglobina, justificativa e diagnóstico.

Diagnóstico por Imagem
A Associação Hospitalar Vila Nova disponibiliza uma série de exames de diagnóstico por imagem. Confira abaixo a lista completa e horários destes serviços:
• Ultrassonografia / Ultrassonografia Doppler
Ambulatorial: De segunda à sexta, às 11hs e às 14h.
Internados: De segunda à sexta, manhã e tarde. Sábado de manhã.
• Tomografia
Ambulatorial: De segunda à sexta, das 08h às 10h.
Internados: Todos os dias, 24h.
• Endoscopia Digestiva Alta
Ambulatorial e Internados: De segunda à sexta, das 08h às 12h.
• Colonoscopia
Ambulatorial e Internados: De segunda à sexta, das 13h às 18h. Sábado de manhã, eventualmente à tarde.
• Ecocardiografia Transtorácica
Ambulatorial e Internados: De terça à sexta, das 08h às 12h.
• Ressonância Magnética
De segunda à sábado, das 08h às 00h.
• Mamografia
Ambulatorial e Internados: De segunda à sexta, das 08h às 17h.

Exames Laboratoriais
Os exames laboratoriais são essenciais para o diagnóstico e monitoramento da sua saúde. Confira abaixo os horários de atendimento e organize-se para realizar seus exames:
- Ambulatório:
• Coleta: Segunda a sexta, das 8h às 11h;
• Retirada e Marcação de Exames: Segunda a sexta, das 8h às 17h;
- Atendimento a Internados e Emergência:
• 24 horas por dia.

Melhor em Casa
O Programa Melhor em Casa oferece cuidados domicilares a pacientes que necessitam de atenção contínua, evitando internações prolongadas e promovendo a recuperação no ambiente familiar. Destina-se a pessoas com limitações temporárias ou permanentes, prevenindo hospitalizações desnecessárias e facilitando a alta hospitalar para tratamento em casa.
Objetivos do Programa:
- Humanização do Atendimento: Cuidados personalizados no lar.
- Redução de Internações: Tratamento domiciliar para evitar hospitalizações.
- Qualidade de Vida: Suporte contínuo para melhorar a vida de pacientes e familiares.
- Eficiência no Sistema de Saúde: Liberação de leitos para casos graves.
Benefícios para o Paciente:
- Conforto e Bem-Estar: Mais tranquilidade no tratamento domiciliar.
- Acompanhamento Personalizado: Monitoramento constante e ajustes no tratamento.
- Redução de Riscos: Menor exposição a infecções e complicações hospitalares.
- Apoio Contínuo: Orientação contínua para familiares.
Como Funciona o Programa:
- Solicitação: Indicação por equipe da Rede de Atenção à Saúde.
- Avaliação: Inclusão no programa após avaliação.
- Plano de Cuidados: Atendimento personalizado com visitas regulares.
- Monitoramento: Ajustes conforme a evolução do paciente.
O horário de atendimento é das 07h às 19h (finais de semana e feriados é plantão).
Para maiores informações, entre em contato pelo telefone (51) 3245-8937.

Serviço de Verificação de Óbito
Todos os óbitos que ocorrem no AHVN são encaminhados ao SVO. Neste setor, é realizado o prontuário, identificação e reconhecimento do corpo e diálogo com a família.
O médico é responsável pelo fornecimento da Declaração de Óbito, que é preenchida e entregue à família pelo SVO; durante esse processo, é realizado um acolhimento do Serviço Social e fornecidas orientacões a respeito dos trâmites funerários. O Serviço de Psicologia Hospitalar oferece suporte durante a notificação do óbito e reconhecimento quando necessário.
O SVO é também responsável pela remoção de óbitos ocorridos dentro do município de Porto Alegre por causas naturais. Após a autorização do regulador para a remoção, o corpo é recolhido e no local é fornecida a Declaração de Óbito junto de um acolhimento do Assistente Social e fornecimento de orientações.
Local: Prédio anexo ao hospital
Atendimento: 24 horas por dia.
Contato: (51) 3245-8949

Psicofone
O Psicofone é um canal de orientações e acolhimento, onde é possível obter informações sobre o quadro clínico de familiares, solicitar videochamadas e tratar outras necessidades psicológicas que possam surgir durante o processo de hospitalização.
O serviço está disponível de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos finais de semana e feriados, das 7h às 15h.
Para mais informações, entre em contato conosco pelo número: (51) 3245-8916.
Serviço Social
O setor de Serviço Social da AHVN acolhe os pacientes internados e seus familiares, prestando orientações gerais e realizando o preparo da alta social.
O serviço social é responsável por:
• Conceder crachá para os acompanhamentos de todos os pacientes acima de 60 anos, pessoas com deficiência, menores de
18 anos e acamados conforme autorização da enfermagem;
• Liberar refeição para acompanhantes;
• Informar o paciente e seus responsáveis sobre
rotinas do hospital, como transferências, exames e consultas externas;
• Prestar orientações sobre laudos, receitas e
encaminhamentos;
• Auxiliar na organização das altas, contatando familiares para informar a alta médica.
Horários: De segunda à sexta, das 08h às 22h. Sábados, das 08h às 18h. Domingo das 10h às 15h.
Contato: (51) 3245-8906.